B-SEGUNDA FASE: 1930 A 1945 (CONSOLIDAÇÃO) - POESIA

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1- POESIA

INSTRUÇÃO: Para responder às questões 1 e 2, leia os versos abaixo de Carlos Drummond de Andrade.

Procura da Poesia

Penetra surdamente no reino das palavras.

Lá estão os poemas que esperam ser escritos.

Estão paralisados, mas não há desespero,

há calma e frescura na superfície intacta.

Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.


1-De acordo com a leitura desse trecho, assinale a alternativa incorreta:

(A) O poeta não se preocupa com o que escreve.

(B) O poema é um convite para refletir sobre o mundo das palavras.

(C) Todos os poemas não-escritos estão lá, no mundo das palavras.

(D) Enquanto estão no dicionário, os poemas estão sós e mudos.

(E) O poeta preocupa-se com o uso (domínio) das palavras.

2-De acordo com os versos de Drummond, pode-se dizer que:
(A) O poeta quer que todos os homens sejam poetas.
(B) É impossível captar o sentido das palavras.
(C) O autor reflete sobre o ato de escrever.
(D) A poesia está escondida num local inacessível.
(E) O poeta faz confusão e não sabe o que diz.

3-Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade são poetas modernistas da:
(A) Primeira Fase Modernista           (D) Primeira e Segunda Fases Modernista
(B) Segunda Fase Modernista          (E) Segunda e Terceira Fases Modernista
(C) Terceira Fase Modernista

4-Leia o poema abaixo.

Da primeira vez que me assassinaram
perdi um jeito de sorrir que eu tinha ...
Depois, de cada vez que me mataram,
Foram levando qualquer coisa minha ...

E hoje, dos meus cadáveres, eu sou
O mais desnudo, o que não tem mais nada ...
Arde um toco de vela, amarelada ...
Como o único bem que me ficou!

Vinde, corvos, chacais, ladrões da estrada!
Ah! Desta mão avaramente adunca,
Ninguém há de arrancar-me a luz sagrada!

Aves da noite! Asas do horror! Voejai!
Que a luz trêmula e triste como um ai,
A luz do morto não se apaga nunca!

Esse soneto faz parte do livro “A rua dos cataventos”, cujo autor é:
(A) Mário Quintana.                                             (D) Manuel Bandeira.
(B) Mário de Andrade.                                         (E) Cecília Meireles.
(C) Carlos Drummond de Andrade.

5 - A respeito da poesia produzida no Brasil na primeira metade deste século, é correto afirmar que:

(A) passado o período dos movimentos de vanguarda, chegou-se a um estágio de maturidade muito rico, do qual participaram os poetas Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade.
(B) após os excessos de experimentalismo cometidos pelos movimentos de vanguarda do início do século, voltou-se a consagrar a poesia tradicional, dando-se mais atenção à forma 'que ao conteúdo.
(C) as inquietações sociais, amorosas e' filosóficas, assim como o questionamento em torno da existência humana, foram temas que passaram longe de todos os poetas brasileiros desse período.
(D) O escritor gaúcho Mário Quintana, autor de Sapato florido, entre outros livros, no- tabilizou-se como um poeta revolucionário ao tratar dos temas sociais da época.
(E) A escritora Clarice Lispector (oi a primeira e a principal voz feminina da poesia brasileira desse período, além  de produzir, também, contos, crônicas e literatura infantil.

6-Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, relacionando os autores com as características de seus poemas (observe que pode haver mais de uma afirmativa para cada nome).
(1) Cecilia Meireles
(2) Mário Quintana
(3) Carlos Drummond de Andrade

(  ) Nasceu em Itabira e registrou em versos suas recordações do passado.
(  ) O poema O Mapa é uma referência à cidade em que viveu grande parte de sua vida.
(  ) Transportou para a poesia o episódio histórico da Inconfidência.
(  ) Escreveu poemas curtos em prosa.
(  ) Seu poema No Meio do Caminho é uma reflexão sobre a existência.

                      A sequência correta, de cima para baixo, é
A) 1 - 3 - 2 - 2 - 1.                 B) 2 - 3 - 2 - 1 - 3.          C) 2 - 3 - 3 - 1 - 1.
                         (D) 3 - 2 - 1 - 2 - 3.              E) 3 2. 2 1 3.

7-Sobre Vinícius de Moraes, é correto afirmar que:
(A) toda sua obra poética é marcada por espiritualismo e religiosidade
(B) em "Vou-me embora pra Pasárgada" realiza na poesia . sonhos e fantasias negados pela vida real.    .
C) transitou da poesia sensual (“Soneto do amor total”, por, exemplo) para o universo da canção popular, '.      .
(D) em "Romanceiro da Inconfidência" trata poeticamente o tema da Inconfidência Mineira.
(E) em "José", cujos primeiros versos são muito conhecidos ("E agora, José?/ A festa acabou"), aborda o tema da falta  de perspectivas para o homem .

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 08, leia os fragmentos de poesias abaixo.
I
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
                                              Manuel Bandeira

II
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
                                         Cecília Meireles

8- Considere as seguintes afirmações sobre os fragmentos.
1- No primeiro poema, percebemos a intenção de ir para uma outra terra, onde tudo seria melhor.
II- No segundo poema, afirma-se claramente que ser poeta é ser triste, visto que a poesia e a tristeza estão ligadas.
III- Tanto num poema como no outro, apresenta-se uma primeira pessoa na voz poética.
                                         Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 09, leia o poema de Carlos Drummond de Andrade.

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

9 -Considere as seguintes afirmações sobre o poema.
1-Drummond rompe com uma poesia mais formal fazendo versos livres, sem métrica regular, o que demonstra a sua tendência moderna.
II-A pedra no meio do caminho, da qual fala Drummond, pode ser interpretada como uma metáfora de nossos problemas, que temos de enfrentar e que estão sempre no nosso caminho.
III- Um dos recursos utilizados pelo poeta para marcar insistentemente a dificuldade existente na vida é a repetição da afirmativa tinha uma pedra no meio do caminho.
                                        Quais estão corretas?
(A) Apenas I .
(8) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.

GABARITO  COMENTADO

Segunda Fase (1930 – 1945)

1-Poesia

1-Resposta A. O título do poema já é uma firmação de que o poeta se preocupa com aquilo que que escreve. É um convite à reflexão sobre o ato de escrever, de criar usando a palavra. Denota também respeito para com esta arte.
2-Resposta C. O poeta deve penetrar no reino das palavras com calma, serenidade e respeito pelo que busca.
3-Resposta B. Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade foram dois dos mais destacados poetas da Segunda Fase do Modernismo.
Ela é considerada a maior poetisa brasileira e uma das das melhores da Língua Portuguesa. Alheia a escolas, modas e estéticas, seguiu um caminho próprio, pessoal, e um timbre inconfundível em sua obra, apesar das inegáveis raízes simbolistas. Usou temas como a saudade, a solidão, a melancolia, a percepção da brevidade da vida, a impossibilidade da comunicação verdadeira, refletindo em seus poemas o sonho, as visões, os sentimentos. É considerada um exemplo da “poesia pura”, “poesia absoluta”, pel desprezo ao ao material, ao concreto, à perfeição formal. Dominava perfeitamente os segredos da metrificação, da expressão poética, das possibilidades expressivas do idioma.
Já Carlos Drummond é considerado o mais popular dos poetas modernistas, inspirando-se, principalmente, na rotina e no cotidiano, manifestados, muitas vezes, com angústia e certo pessimismo.
4-Resposta A. Este poema sem título (todos os poemas do livro “A Rua dos Cataventos”, de Mário Quintana não têm título) mostram uma característica do poeta: o seu lirismo, sentimentalismo às vezes, ao abordar temas como a solidão, a perda de algo bom, o sofrimento, a desilusão. Mesmo nos temas do cotidiano usa o lirismo, embora mostre também o seu humor e ironia muitas vezes.
5-Resposta A. Na Segunda Fase do Modernismo passou-se de uma atitude crítica ao tipo de poesia que era feito a uma fase criadora, voltando-se para o social. Esta foi uma geração construtiva, usando da liberdade com bom-senso,, buscando o equilíbrio, da forma e da linguagem. A poesia amplia sua temática, na direção religiosa,, filosófica, visão crítica da realidade, desencanto, sentimentos, etc., dos quais são exemplos as poesias de Bandeira, Cecília e Drummond.
6-Resposta D. A questão resume algumas características dos três poetas destacados na questão, que são dos mais destacados na Segunda Fase Modernista.
Cecília Meireles com seu “Romanceiro da Inconfidência”, onde reconstrói o fato da Inconfidência Mineira, extraindo dele valores que são eternos e significativos para a formação da consciência de um povo
Mário Quintana, com seu poema “O Mapa”, atesta seu amor pela cidade que escolheu para viver e pelas ruas que percorre em suas caminhadas. O poema foi gravado e pedra e colocado numa praça de Porto Alegre.
Drummond e seus poemas que parecem piadas, mas que trazem com sentido verdadeiro o que se esconde atrás do anedótico e é necessário descobrir-se.
7-Resposta C. A versatilidade da poesia de Vinicius de Moraes: de poemas inicialmente místico-religiosos, de linguagem abstrata, simbólica, abriu-se para a liberdade cotidiana, o amor, a mulher, com versos espontâneos,  coloquiais, humor e malícia, indo até o universo da música popular onde, junto com parceiros, canções famosas como “Garota de Ipanema”, “Serenata do Adeus”, “Chega de Saudade”, “Se todos fossem iguais a você”, “Minha namorada”...
8-Resposta D. A questão usa um fragmento de “Vou-me embora pra Pasárgada”, o ais famoso dos poemas de Manuel Bandeira, considerado sua obra-prima, e um fragmento de “Motivo”, um poema de Cecília Meireles, nos quais os dois poemas externam seus sentimentos.
Bandeira fala de um lugar distante e ideal, um verdadeiro Éden, em que encontrará a figura da mulher idealizada (evasão espacial e temporal). Cecília Meireles fala dos seus sentimentos ao fazer poesia, que para ela é tudo. Os dois usam a primeira pessoa do singular, falando de si mesmos, o que não impede que o leitor se coloque no lugar deles
pela afinidade dos sentimentos.
9-Resposta E. O poema propõe uma reflexão sobre a vida e os problemas que nela são enfrentados, usando uma linguagem simples e real, parecendo, à primeira vista, uma brincadeira. Quem não encontra “pedras” (problemas) no meio do caminho? Com palavras que podem parecer piadas, o poeta constrói um poema que nos leva a pensar, refletir filosoficamente sobre a vida e a importância das dificuldades a serem vencidas que todos têm, sejam pobres ou ricos. Nesse jogo de palavras estão toda a habilidade deste poeta considerado por muitos críticos como o mais importante da Literatura Modernista Contemporânea.

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