SOS LÍNGUA PORTUGUESA

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quarta-feira, 21 de junho de 2017

REVISÃO GERAL DE LITERATURA: QUINHENTISMO, BARROCO, ARCADISMO

I - Q.UINHENTISMO

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 01, leia o fragmento abaixo .
  E tanto que ele começou de ir para Ia, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens. Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijamente sobre 'o batel. ( ... ) A feição deles é serem pardos, maneira de. avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de
encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência.

1-Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase.
   Percebemos o caráter___________ do texto de ___________ , espécie de certidão de nascimento do Brasil por se tratar do primeiro relato feito por europeus. Essa literatura fi-cou conhecida como literatura de informação ou de viagem.       .
       (A) descritivo - Caminha       (B) doutrinário - Anchieta        (C) romântico - Lery
                        (D) irônico - Alencar          (E) objetivo - Vieira

2- A literatura do século XVI no Brasil tinha a intenção de mostrar como era a terra recém-descoberta, numa de suas tendências, e de pregar a doutrina católica difundida na metrópole, como a outra tendência. Essas duas tendências do Quinhen- tismo são, respectivamente, a:
(A) Literatura Doutrinal e a Literatura de Catequese.
(B) Literatura de Catequese e a Literatura de Informação.
(C) Literatura de Catequese e a Literatura de Viagem.
(D) Literatura de Informação e a Literatura de Viagem.
(E) Literatura de Informação e a Literatura de Catequese.

II - BARROCO
INSTRUÇÃO: Para responder às questões 01 e 02, leia com atenção o poema abaixo, de Gregório de Matos.

A Jesus Cristo Nosso Senhor

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
da vossa alta clemência me despido;
Porque, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história,
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.

1- Considere as seguintes afirmações sobre o poema:

I - É um soneto que representa perfeitamente a temática lírico-religiosa, na qual o poeta coloca-se como um pecador.
II - O poeta, humildemente, afirma não ser merecedor da misericórdia e do perdão divinos, pois seu pecado é muito grave.
III - O poeta apresenta-se como uma ovelha desgarrada que, se for recuperada, contribuirá para elevar a glória divina.
                                 Quais estão corretas?
(A) Apenas I.    (B) Apenas II.   (C) Apenas III.  (D) Apenas I e III.   (E) Apenas II e III.

2 - A respeito do mesmo poema, é incorreto afirmar que:
(A) o soneto tem uma das características típicas da literatura barroca: o homem atormentado pela ideia de cair em desgraça junto a Deus.
(B) o poeta acredita que a bondade e a clemência de Jesus são muito maiores do que o seu pecado.
(C) o poeta aparece como um advogado de si mesmo, defendendo o seu direito de ser perdoado por Jesus.
(D) o soneto menciona explicitamente a Bíblia, o livro sagrado dos cristãos.
(E) a metáfora da ovelha indica que o texto está ligado ao princípio de louvação da natureza, típico do Barroco.

INSTRUÇÃO: Leia com atenção c poema abaixo,  de Gregório de Matos, para responder à questão.             .
                 Aos Vícios
Eu sou aquele, que os passados anos
cantei na minha lira maldizente
torpezas do Brasil, vícios e enganos.

E bem que os descantei bastanternente,
canto segunda vez na mesma lira
o mesmo assunto em plectro diferente.
                        (...)
De que pode servir calar quem cala?
Nunca se há de falar o que se sente?
Sempre se há de sentir o que se fala.

Qual homem pode haver tão paciente,
Que vendo o triste estado da Bahia,
Não chore, não suspire e não lamente?

3-Considere as seguintes afirmações sobre o poema.
I- Esse poema representa o lado satírico e irreverente do poeta frente a uma sociedade colonial decadente.
II- O poema revela o impulso do poeta em denunciar os vícios da vida na capital da colônia.
III- Gregório de Matos canta na mesma lira a vida simples da Bahia.
                                                      Quais estão corretas?
(A) Apenas I.     (B) Apenas II.     (C) Apenas III.    (D) Apenas I e II.     (E) I, II e III.

Para responder à questão 04, leia o poema abaixo.

A cada canto um grande Conselheiro,
Que nos quer governar cabana e vinha:
Não sabem governar sua cozinha,
E querem governar o Mundo inteiro!

Em cada porta um bem frequente Olheiro
da vida do vizinho e da vizinha,
pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha
para o levar à Praça e ao Terreiro.

Estupendas usuras nos mercados:
Todos os que não furtam, muito pobres:
Eis aqui a Cidade da Bahia.

Muitos mulatos desavergonhados,
Trazendo pelos pés aos Homens nobres;
posta nas palmas toda a picardia.

 5- Considere as afirmações abaixo sobre o poema.
I - Faz uma crítica a vários grupos sociais da Bahia do seu tempo, apontando defeitos em todos eles.
II - Por ironizar a situação, como no penúltimo verso, percebemos tratar-se de um poema de Gregório de Matos Guerra, na sua vertente satírica.
III -Pelo estilo apaixonado e idealista, podemos afirmar que se trata de um poema vinculado à estética árcade.
                                              Quais estão corretas?
    (A) Apenas I.       (B) Apenas II.      (C) Apenas III.   (D) Apenas I e II.    (E) I, II e III.  

Instrução: Para responder a questão de número 06 leia o poema abaixo, de Gregório de Matos Guerra, poeta barroco.

Triste Bahia! Ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vi eu já, tu a mi abundante.

A ti trocou-te a máquina mercante
Que em tua larga barra tem entrado.
A mim foi-me trocando, e tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis, que abelhuda
Simples aceitas do sagaz Brichote.

Oh! se quisera Deus, que de repente
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fora de algodão o teu capote!

6. Considere as afirmações abaixo sobre o poema.
I - .Percebe-se, na primeira estrofe, a aproximação do eu-lírico e do objeto poético, ambos empobrecidos depois de um período inicial de abundância.
II - O motivo claro da falência' do objeto poético, no caso a cidade da Bahia, é uma série de invasões e guerras feitas pelos holandeses.
III - Na terceira estrofe, a voz lírica critica a "simples" Bahia, que se deixou enganar pelo "sagaz" inglês (ironia feita com a palavra Brichote, derivada de British (inglês), que trocou muitas mercadorias inúteis pelo bom açúcar.
IV - Percebe-se a presença de figuras de linguagem como as metáforas antitéticas da terceira estrofe e as antíteses e aliterações da primeira.
                                                  Quais estão corretas?
                            (A) Apenas I e II.   (B) Apenas I e III.  (C) Apenas I, III e IV  0
                                              (D) Apenas II, III e IV  (E) I, II, III e IV

 III - ARCADISMO

INSTRUÇÃO: Leia o seguinte texto, fragmento do poema Marília de Dirceu, pararesponder às questões 01  02.

Vem, ó Marília, vem lograr comigo
Destes alegres campos a beleza,
Destas copadas árvores o abrigo ...

Deixa louvar da corte a vã grandeza:
Quanto me agrada mais estar contigo,
Notando as perfeições da Natureza!

1- Considere as seguintes afirmações sobre o texto.
I - O poeta convida a amada, Marília, para aproveitarem juntos as maravilhas da cidade (a corte).
II- Trata-se de um fragmento de um célebre poema de Tomás Antônio Gonzaga, no qual faz um elogio à vida simples e natural dos camponeses.
III - A natureza é vista como perfeita, em oposição à inutilidade da cidade.
                                                     Quais estão corretas?
(A) Apenas I.     (B) Apenas II.   (C) Apenas III.      (D) Apenas II e III.     (E) I, II e III.

2 - Ainda segundo o texto, é correto afirmar que:
(A) a preocupação com a simplicidade, no estilo de Vida e no estilo de texto, é típica da escola árcade.
(B) a admiração pelo progresso da cidade, presente nesse texto, é característica do Parnasianismo.
(C) o indivíduo está em dúvida entre uma coisa e outra, o campo e a cidade, perspectiva que é típica do Barroco.
(D) a preocupação com o regional e o interior do Brasil, como aparece no texto, é marca do Modernismo.
(E) a fuga do mundo real para um idealizado, como propõe o texto, é marca do Romantismo.

3 - Considere as seguintes afirmações sobre Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.
I - Tomás Antônio Gonzaga escreveu Cartas Chilenas, com o objetivo de homenagear o governador de Minas Gerais, seu amigo.
II- Cláudio Manuel da Costa mostra  inclinação para o Arcadismo, mas ainda apresenta influências do Barroco.
III -  Tomás Antônio Gonzaga é o autor do poema lírico Marília de Dirceu, obra impregnada de pastoralismo  e galanteria próprios dos árcades.
                                         Quais estão corretas?
(,A) Apenas I.    (B) Apenas 11.   (C) Apenas III.   (D) Apenas I e II.    (E) Apenas II e III.

4-Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente, associando as escolas literárias e suas principais características:
_________________,maior poeta barroco brasileiro, criticou severamente a sociedade colonial brasileira, desenvolvendo também :a :poesia lírica, em que trata de temas ligados ao amor e ­­­­­­­­­­­­­­­­________

(A)Cláudio Manoel da Costa - à religiosidade
           (B)Cláudio Manoel da Costa - ao pastoralismo
           (C)Gregório-de-Matos - ao pastoralismo
           (D)Gregório  de Matos - à religiosidade
..         (E) Padre Vieira - à religiosidade ''
             
5-Numere a coluna da direita de acordo com a:da esquerda, associando as escolas 
literárias a suas principais características.

 (1)  Barroco                 (     ) linguagem simples
                                     (     ) oposição entre valores materiais e espirituais
                                     (     ) linguagem complexa
 (2)Arcadismo              (     ) bucolismo

    A sequencia correta de cima para baixo é:
(A) 1-1-2-2-1    (B) 1-1-2-2     (C)1-2-2-1    (D) 2-1-1-2     (E) 2-2-1-1


6-O Arcadismo brasileiro se tornou importante para a literatura nacional por tratar, em algumas de suas obras, de um tema tipicamente brasileiro, o índio. Uma dessas obras te- matiza a guerra ocorrida nas Missões Jesuíticas, noroeste do atual Rio Grande do Sul, guerra que se deu entre uma aliança de portugueses e espanhóis contra os índios missioneiros comandados por Sepé Tiaraju, personagem histórico retomado como herói.
                              A obra que apresenta o enredo descrito acima:

(A) Caramuru, de Santa Rita Durão.                    
(B) O Uraguai, de Basílio da Gama.                      
(C) O Guarani, de José de Alencar.
(O) O Canto do Piaga, de Gonçalves Dias.      :              
(E) A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães.                           
                                     
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 07 leia o fragmento abaixo.

De amar, minha Marília, a formosura
Não se podem livrar humanos peitos.
Adoram os Heróis; e os mesmos brutos
Aos grilhões de Cupido estão sujeitos.
Quem, Marília, despreza uma beleza,
         A luz da razão precisa;
         E se tem discurso, pisa
    A Lei, que lhe ditou a Natureza.

7. Para o poeta Tomás Antônio Gonzaga, o amor é uma lei da natureza. Essa caracte- rística, a objetividade dos sentimentos, está presente na escola literária chamada de:
(A) Romantismo.   (B) Barroco.   (C) Realismo .  (D) Simbolismo.  (E) Arcadismo.

GABARITO  COMENTADO

I-QUINHENTISMO:
1-Resposta A. O fragmento pertence à Carta Do Descobrimento do Brasil, escrita por Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral.
2-Resposta E.A literatura do século XVI, no Brasil, era a de Informação, escrita sobre a terra e os indígenas pelos viajantes que por aqui passavam e a de Catequese, produzida pelos padres jesuítas durante sua obra de catequização dos indígenas: cartas, relatórios, peças teatrais, poesias simples...

II-BARROCO
1-Resposta D. O soneto que serve de base para a afirmativa é característica da poesia religiosa produzida por Gregório de Matos na última fase da sua vida: o pecador arrependido que se penitencia de seus pecados e crê na misericórdia divina para redimi-lo.
2.Resposta E. O princípio da louvação da natureza é típico do Arcadismo e Romantismo, não do Barroco.
3.Resposta D. O poema enfocado é típico da poesia satírica DE Gregório de Matos Guerra, que nela criticava governantes, ricos, poderosos e qualquer pessoa que lhe caísse em desagrado, o que lhe valeu o apelido de “Boca do Inferno”.
4.Resposta D. O soneto é outro exemplar da poesia satírica de Gregório de Matos Guerra criticando a sociedade baiana da época.
5.Resposta C. Outro exemplo da poesia satírica de Gregório de Matos Guerra, uma crítica aos governantes e á sociedade baiana.

III-ARCADISMO
1.Resposta D. Ao contrário do que diz a afirmativa I, o poema é um convite para apreciar a vida no campo, característica da escola árcade, da qual o poema “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, é o mais famoso exemplo.
2. Resposta A. A preocupação com a simplicidade da poesia e o louvor à simplicidade da natureza é uma forte característica da poesia do Arcadismo.
3. Resposta E. O objetivo de Tomás Antônio Gonzaga, ao escrever Cartas Chilenas, foi o de criticar o governador de Minas Gerais.
4.Resposta D. é a única alternativa que apresenta palavras corretas para preencher os espaços do texto. Nas demais não há correspondência entre elas e o texto.
5.Resposta D. A numeração combina escolas e características corretamente.
6.Resposta B. A obra ‘O Uraguai”,de Basílio da Gama, poeta árcade, focaliza a guerra ocorrida entre os indígenas que habitavam as Missões Jesuíticas dos Sete Povos das Missões e os portugueses e espanhóis, que queriam expulsá-los e apossar-se da terra.
Resposta E. O poema em foco, “ Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, é um típico e famoso representante do período literário Arcadismo.




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