SINTAXE 4 (continuação)

No Comments
                       2-REGÊNCIA  NOMINAL
        Alguns substantivos e adjetivos com suas regências:   

1)ACESSO  (a -  de -  por)
O  caminho    acesso  à  praia.     Tive  um  acesso  de  tosse.
O  local   permite  acesso  por  mar.

2)ACOSTUMADO (a – com)
Estava  acostumado  a  sair  cedo.  Não  estava  acostumado com aquilo.
                       
3)AMOR  (a –de – para  com – por)   
Tenho  amor  aos  estudos.  O  amor  de  meus  filhos  é  importante.
 Seu  amor  para  com  os  pais  é  grande.  Meu  amor  por  ele  é  enorme.

4) ANSIOSO (para  - por)
Estava  ansioso  para   ver  o  mar.  Estava  ansioso  por  dias  melhores.

5)ANTIPATIA (a  -  por  - para com)
Tenho  antipatia  a  isto.  Tenho  antipatia  por  ele.  
Minha  antipatia  para  com  ele  é  grander.

6)ASSÍDUO  (a – em)   
Ele  é  assíduo  às  aulas.   É  assíduo  nos  deveres

7)CAPAZ/ INCAPAZ  ( de – para )
Ele  é  capaz  de  fazer  este  trabalho.
Ele é incapaz para este cargo.

8)CURIOSO (de  -  por)
Estou   curioso por ver  o  resultado. É  uma  coisa  curiosa  de  se  ver.

9)DIGNO  (de)
Ele  é  digno  de  pena.

10)FANÁTICO (de -  por)
Ele  é  fanático  por  futebol.   Ele  é  fanático  de  dar  medo.

11)FARTO  (de/ em)
Estou  farto  de  ouvir   promessas.  Ele  é  farto  em  sabedoria

12)INVEJA  (a  -  de)
Causava  inveja  a  todos.  Tinha  inveja  dos  amigos.

13)MEDO  (a –  de)
Tinha  medo  de  animais.  Infundia  medo  a  todos

14)NOCIVO  (a)
Este  alimento  é  nocivo  a  crianças.

16)PRONTO  (a  -  para)
Estamos  prontos a (para)  trabalhar

17)PREFERÍVEL (a)      
Cerveja  é  preferível  a  vinho.   Isto  é  preferível  àquilo.

18)PROPENSO  (a)
Era  propenso  ao  mal.  É  propenso  a  doenças.

19)SIMPATIA  ( para  com -  por)
Temos  simpatia  por  ele.   Minha  simpatia  para  com  ele  é  grande.

20)SUSPEITO ( a  - de)
Parecia  suspeito  a  todos  que  o  viam.   Era  suspeito  de  um  crime  hediondo.

21)ÚNICO   (a /entre)
Foi  o  único  a  não  vir.  Foi  o  único  entre  eles  a   não  sair.

22) REGÊNCIA  DOS  PRONOMES  RELATIVOS  COM  VERBOS  TRANSITIVOS INDIRETOS                                      
Este  é  o  curso  a  que  aspiro.  (aspirar  a)
Estas  são  as  pessoas  a  quem   me  referi.   (referir a)
Ele   é  o  autor  de  cuja  obra  gosto.  (gostar  de)
É  o  homem  por  cuja  causa  tenho  simpatia.   (simpatia por) por)           
Ela  é  a  pessoa  em  quem  confio.  (confiar  em)
A  menina  com  quem  falei  é  minha  aluna.  (falar  com)                                                                                 

0 comentários

Postar um comentário