ORTHO  (grego)   =   correta   +  GRAFIA   (grego)  =   escrita
Assim, ortografia é o emprego correto das letras e dos sinais gráficos.

            Esta é a parte da gramática que mais dores de cabeça causa a alunos, professores e todas as pessoas que querem escrever bem.  E tudo isso acontece devido às  representações gráficas dos fonemas (sons que produzimos ao falar), porque alguns deles podem ser representados por letras diferentes, conforme for a palavra a ser escrita.   Observe bem as relações abaixo:

RELAÇÕES  ENTRE  FONEMAS  E  LETRAS

       1) Princípios  básicos:

               a)Uma  mesma  letra  pode  representar  mais  de  um  fonema.
                    Exs.:  exame  -  xale  -  próximo  =  sexo      /     cedo  -   casa

               b)Um  mesmo  fonema  pode  ser  representado  por  letras  diferentes.
                    Exs.:                X -  exame,  êxito                  /G/      G  -  girafa,  gênero
                                  /Z/     Z  -  azul,  azeite                                J   -  jiló,  gorjeta
                                            S  -  casa,  base 
 
                                 /X/     X  -  caixa,  xícara                  /K/       C  -  caule,  coisa
                                           CH  -  chalé,  chefe                              QU  -  quilo,  quero
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1-CONCEITOS  BÁSICOS
     a) Acento  Tônico -  intensidade  maior  ou  menor  na  pronúncia de um fonema.: cidade, faca,  urubu...
     b) Acento  Gráfico - sinal que se coloca sobre a vogal tônica da palavra, conforma as regras de acentuação: café,  dendê, cipó, históia.... Não confundir com acento tônico, que muitas vezes não leva acento gráfico.     
     c) Sílaba  Tônica  - sílaba que recebe o acento tônico,  mas  nem  sempre  leva  acento  gráfico: cidade, ca...
     d) Vogal  Tônica – é a vogal  que está na sílaba tônica: cidade, faca, café, copo ...

2-CLASSIFICAÇÃO  DAS  SÍLABAS  QUANTO  AO  ACENTO  TÔNICO
     a) Sílaba Tônica – é  a que recebe o acento tônico. Ex.: cadeira
     b) Sílaba  Subtônica – é a que aparece em palavras derivadas, sendo a sílaba tônica da palavra primitiva:
          sozinho,  amargamente,  cafezinho...
     c) Sílaba  Átona  - é a  que não recebe o acento tônico e pode ser:
          Exs.:  MONTANHA =  mon – sílaba átona,  ta – sílaba tônica, nha – sílaba átona.
                     CAFEZINHO = ca – sílaba átona, fe – sílaba subtônica, zi – sílaba tônica, nho – sílaba átona.
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                                                               O TREMA

O trema foi inteiramente suprimido em palavras portuguesas ou aportuguesadas.
Obs.: Conserva-se, no entanto, em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros: hübneriano (de Hübner),  mülleriano (de Müller), etc.

                                                         USO  DO  HÍFEN

        a) Divisão  silábica:  im-pos-sí-vel,  cac-to,  tran-sa-tlân-ti-co,  felds-pa-to,  trans-con-ti-nen-tal...

        b) Translineação: final  de  linha  (não deixar vogais  sozinhas,  não  fazer  separações  que  gerem cacófatos,  repetir  o  hífen  se  for  palavra  que  o  requeira).

         c)Verbos  pronominais:  mandá-lo,  comprei-o,  encontraram-nos,  vendê-lo-ei...

   1-Uso  do hífen em compostos, locuções e encadeamentos vocabulares

    a) Emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposicão que não contêm formas de ligação e cujos elementos (substantivos, adjetivos, numerais, verbos) constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido: ano-Iuz,  arco-íris, decreto-Iei, médico-cirurgião,  tenente-coronel, tio-avô, amor-perfeito, guarda-noturno, mato-grossense, norte-americano, porto-alegrense, sul-africano, afro-Iuso-brasileiro, primeiro-ministro, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva...
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               Este é um assunto que vem causando dificuldades entre os alunos e discussões entre os entendidos. Principalmente sobre os motivos de tais mudanças e da maneira como foram feitas. Por exemplo:
                - Por que eliminar o pobrezinho do trema, com o qual já estávamos acostumados,  e deixar o coitado do pinguim sem nenhuma proteção na cabeça lá naquele frio danado? Sem falar na linguiça, que perdeu um pouco do sabor sem o trema!
               - Por que manter o acento no éi, éu e ói das oxítonas  e retirá-lo das paroxítonas? O que incomoda aquele a final da ideia e da joia, por exemplo! Eu, particularmente, ainda tenho um certo arrepio,  quando deparo com uma palavra com estes ditongos sem acentos.  Sem falar nos alfabetizadores, que precisam ensinar que se pronuncia  meia com e fechado e ideia com e aberto, mas não se usa nada para diferenciar na escrita? Ou que o herói tem acento, mas o heroico não?
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